segunda-feira, 27 de junho de 2011

Calvário Platense







Dia 22/junho começou a maior batalha do River Plate nos últimos anos, a batalha contra o rebaixamento no Campeonato Argentino. Após anos de más colocações no campeonato, resultado da decadência do futebol.

No Campeonato Argentino, o rebaixamento é decidido pela média de pontos das três últimas edições. Por conta disso, a última colocação na Apertura de 2008 pesou contra El Millionario. O River chegou aos dois últimos jogos da “Promoción” (quando a equipe ameaçada de rebaixamento enfrenta o time que luta para subir à primeira divisão), onde jogou duas partidas contra o Belgrano.

Há pessoas que acreditaram que o River Plate não iria cair, por causa de uma supostas declarações de presidentes, mas o que foi visto Julio César Villagra que tem capacidade para pouco mais de 20 mil pessoas, foi um clima nada amistoso de ambas as torcidas, mas principalmente a do seu próprio clube, que é famosa por apoiar o jogo todo, ganhando ou perdendo,tendo ate vídeos onde mostra a torcida cantando na ma fase do time como se ele estivesse ganhando o campeonato, sendo que a equipe perdia em casa de goleada.

Em quanto o jogo se encaminhava para uma vitoria do Belgrano, a facção de torcedores Budge(grupo de torcedores integrantes da barra brava do River Plate), abriu um buraco no alambrado do estádio e invadiu o campo, saindo em direção ao atleta do time que cometeu o pênalti cobrando mais determinação. Logo a policia entrou em campo e o grupo de torcedores voltou para a arquibancada escalando a grade.

A versão dos torcedores foi que haviam feito aquilo com a intenção de que houvesse uma paralisação na partida para o time se acertar em campo. O resultado final foi 2x0 para o Belgrano, indo para 95% as chances de rebaixamento do River.

Na noite de quinta feira dia 23, a torcida mais influente do clube promoveu um Bandeirasso, começaram uma concentração às 17 horas, aonde chegaram os primeiros torcedores, já ali pedestres e motoristas alertados começaram a retirar os carros das ruas e crianças da escola, a partir das 20 horas começou o protesto, com trapos pedindo raça aos jogadores e competência aos dirigentes. O clima foi esquentando conforme o publico ia crescendo, e após a chegada da policia que usou hidrantes de água para conter os barras que vandalizavam a área ao redor do estádio, os torcedores invadiram o Monumental.

No hotel onde se hospedou a delegação, havia na entrada um trapo escrito em spray “matar ou morrer”

E em fim chegou o tão esperado jogo de domingo, no frio de Buenos Aires, a torcida do River nem parecia estar descontente com a má fase do time, e como é de costume apoiou como nunca o River Plate em campo.

Logo aos 3 minutos de jogo o Belgrano teve um gol anulado, e aos 5 minutos o River abriu o placar, levando esperanças totais de vitoria a torcida. Mas o jogo continuou e o velho time de sempre voltou a aparecer, sem precisão nas finalizações, acabou tomando o gol de empate aos 16 minutos numa falha da defesa.

Faltando 20 minutos para o fim do jogo, o que era previsto caso ocorresse o rebaixamento do time aconteceu. A torcida começou a vandalizar o estádio, e tentavam invadir o campo a todo custo, até a policia novamente com jatos d’água chegar para conter a fúria dos barras.

Até as sete horas da noite eram 47 feridos, 33 eram policiais, após o jogo,os jogadores do River não conseguiam sair do estádio, os torcedores quebraram estabelecimentos ao redor do estádio Monumental,que acabou sendo interditado na segunda feira após os incidentes.

La Nacion: Comoção e violência
Os torcedores River explodiram com a queda da equipe; entraram em confronto com a polícia na Labruna ponte e Figueroa Alcorta Avenue, houve
89 feridos e 50 presos

Nenhum comentário:

Postar um comentário